As tentativas de golpes patrocinados nas redes sociais

A nova ordem de consumo potencializa as compras por meio de  lojas virtuais, os preços promocionais e as ofertas exclusivas, para quem opta por realizar suas compras online, são de fato características que atraem os consumidores para as “prateleiras” da web. Devido a facilidade na criação de sites e na compra de domínios virtuais, os golpes são continuamente aplicados contra os consumidores pelos meios digitais, causando um número cada vez maior de crimes.

As ofertas aparecem agora em sites que passam credibilidade pela quantidade de   acessos, como o facebook. As ofertas patrocinadas aparecem na página inicial da rede, o feed de notícias, aleatoriamente elas “surgem” e chamam a atenção dos usuários. Essa prática é conhecida na internet como o phishing, que vem do termo “fishing”, tradução ao ato de pescar em inglês, com o sentido de expor uma isca que atraía o usuário para adquirir informações pessoais.

As pessoas são direcionadas para outra página, que simula o endereço eletrônico de uma loja virtual, geralmente apresentando as mesmas características visuais do site verdadeiro da loja forjada pelos golpistas. Mesmo sem realizar as compras os dados preenchidos naquele site podem ser o suficiente para aplicação de novos crimes, como invasões em dispositivos ou contas.

Pesquisar pela reputação do site, verificar as informações de contato como telefone, e-mail e endereço além de optar por meio de pagamentos que devolvam o valor em caso do não recebimento do produto são os passos básicos para realizar compras seguras na internet. Também sendo viável para o consumidor buscar referencias das lojas, como avaliações dos clientes que por lá já tenham realizado compras.

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