Não caia no golpe dos boletos bancários falsos!

Por Monique Lopes

Ano após anos recebemos e-mails ou noticiais alertando sobre indivíduos que efetuaram operações bancárias utilizando boletos falsos.

Geralmente os fraudadores invadem o sistema do serviço ou  do usuário e modificam o código de barras original, de modo a alterar o destinatário do pagamento para a conta do fraudador.

Ao  pagar um boleto falso, o individuo não realiza a operação desejada, o que ocasiona no corte no fornecimento de um serviço, acarreta no recebimento de cobranças com juros e multa devido ao atraso e pode gerar a inclusão do seu nome no cadastrado dos Sistemas de Proteção ao Credito (SPC/SERASA).

Para evitar este tipo de fraude siga as dicas a seguir:

  • Ao emitir um boleto verifique se o site que irá acessar corresponde aos oficiais ex.  www.detran.pr.gov.br, www.receita.fazenda.gov.br.

 

  • Atente-se para os resultados de busca do Google.com porque um site falso pode aparecer inclusive entre as primeiras opções do buscador.

 

  • Verifique se a conexão e segura, deverá aparecer por exemplo o certificado “https:”  no início do endereço do stei- – O pagamento de débitos deste tipo de serviço geralmente só se dão nas Agencias da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, portanto não efetue o pagamento se o banco for outro;

 

  • Cada banco possui seu próprio código, o três números iniciais do boleto, confira-o.

 

  • Recebeu o boleto por e-mail sem que tenha solicitado, redirecione para Spam e denuncie imediatamente.

 

  • Não realize pagamentos por meio de computadores de terceiros ou redes Wi-Fi públicas;- Busque por erros de digitação, grafia e números indevidos no boletos, se possível compare com um que já tenha.

 

  • Ficou em dúvida? Compareça até o Órgão competente para verificar a situação.

 

  • Por fim, o Código de Defesa do Consumidor  dispõe que o credor (banco) é responsável pelas fraudes que ocorrem, já que se trata de um risco da função, contudo o mesmo não estende-se para a situação em que o consumidor clicou em link falso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *